O que é interrogação?

O Interrogação é uma TUTORIA PRESENCIAL para ESTIMULAÇÃO DAS ATIVIDADES COGNITIVAS, que por alguma razão especifica, está levando o aluno a ter Deficiência Intelectual.

O curso de Libras o e trabalho com "Contos e Causos"  com Paródias e Teatro de Fantoches - são utilizados de forma a refazer teias cognitivas e formalizar a criatividade e a expressividade. Além de que o trabalho como intérprete representa uma profissão na qual o jovem pode se qualificar.

O In-terrogAÇÃO se faz a partir da formação de uma turma de aproximadamente 20 alunos que se reunirão em horário contrario ao que estuda. Os alunos são selecionados por apresentarem dificuldades em Interpretação, expressão, memorização, apatia, características de Asperguer,  relacionamento, raciocínio, lógica, afasia, dislexia, epilepsia e em uso constante de medicamentos controlados, anticonvulsivos que dificultam o processo natural de cognição,  raciocínio lógico, sensação e resposta.

As atividades formalizadas em Projetos de Interdisciplinares, são guiadas a buscar Formas Alternativas de Aprendizagens pela Teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner) e pela Teoria da Flexibilidade Cognitiva (Spiro), alicerçadas em Piaget e Vigotsky. 

Utilizamos também conceitos de Emilia Ferrero, para o processo de letramento e cálculos.Pretendemos aliar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como fator qualificador neste processo, empreendendo rica interatividade e expressão.

  Faremos o uso da Internet para experiencias e análises em Laboratórios Virtuais de Quimica, Fisica, Biologia, Matemática, Simuladores, Editores de ação/reação/movimento, além de softwares e aplicativos de expressão verbal, animação assim como demais tecnologias: microfone, filmadora, máquinas digitais, fantoches, teatro e música.

Este projeto apresenta a proposta de duas fases de trabalho com o aluno:

      1ª fase presencial  - 16 semanas - 4 h p/semana - 64h

      2ª fase A Distância EAD (eproinfo) - 36 h

       Total.......... 100 h.

As atividades serão publicadas no blog do Projeto Ideias - InterrogAÇÃO.

O relatório e memorial de registro será encaminhado a escola de origem e fará parte dos documentos da vida escolar do aluno, mantidos na secretaria da escola de origem.

* * *

quarta-feira, 30 de julho de 2008








In-terrogAção



Publico-alvo:
Estudantes que apresentem situação especial de aprendizagem por sofrerem deficiência intelectual, déficit de apreensão, memória interpretação e resposta, causados pelo uso frequente de anticonvulsivos, antiepiléticos e em tratamento com radioterapia e quimioterapia e outros agressivos aos neutro transmissores.
 O In-terrogação busca desenvolver habilidades, competências e atitudes
pautadas na Teoria das Inteligências Múltiplas e da Flexibilidade Cognitiva, com o trabalho através da Pedagogia de Projetos como  complemento na aprendizagem dos conteúdos curriculares.
As aulas de Libras e expressão teatral com fantoches, contos, causos, paródias e dança representam a verbalização e oralidade, memória e emoção, componentes imprescindíveis no aprendizado, podendo qualificar o processo intelectivo no aluno.

Nenhum comentário: